economizar na conta de luz

Como economizar na conta de luz: + 90% de economia garantida!

Já imaginou não ter que pagar conta de luz, ou quando ela chegar você não ter atingido a tarifa mínima para pagamento? Como economizar na conta de luz dessa forma?

Existem diversas formas de economizar energia que podem ajudar você a minimizar os gastos e, ao mesmo tempo, tornar o mundo mais sustentável. 

Pequenas ações do dia a dia podem transformar o custo da conta de energia. Em uma matéria da Exame, demonstrou que pequenos hábitos podem evitar o desperdício e poupar o seu dinheiro.

O Brasil, apesar de ser considerado um produtor de energia limpa, tem o maior custo na conta de luz. Os dados são da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) com um custo de 0,003 dólares por 200KwH.

Porém, existe outra maneira de você economizar na sua conta, com um percentual de mais de 90% de economia. Por isso, continue a leitura e descubra as alternativas para economizar energia da BRS.

economizar na conta de luz

Conta de luz: como funciona

Antes de entender como economizar na conta de luz, você precisa entender certinho como funciona sua conta de energia. O que é gasto efetivo, o que é imposto e em que bandeira você está. Por isso, entenda os Itens que compõem a conta de luz no Brasil.

Consumo de energia elétrica

É a quantidade de energia elétrica que foi consumida no período é medida em quilowatt-hora (kWh) e é o principal fator que determina o valor a ser pago na conta de luz.

Tarifa de energia

O preço da energia elétrica varia de acordo com a distribuidora de energia elétrica e a região. As tarifas são estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e podem ser diferentes para cada tipo de consumidor (residencial, comercial, industrial, entre outros)

Tributos da conta

Nas contas de luz também existem os tributos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a CIP (Contribuição de Iluminação Pública). O valor dos tributos varia de acordo com o estado e o município.

Bandeiras tarifárias

Em situações de escassez de chuvas e baixa nos reservatórios das hidrelétricas, as distribuidoras podem acionar as bandeiras tarifárias. Essas bandeiras indicam um acréscimo no valor da tarifa de energia para incentivar a economia de energia elétrica

Serviços e adendos

A conta de luz pode incluir outros serviços, como a taxa de disponibilidade. Que é cobrada pela manutenção do serviço de fornecimento de energia elétrica, e serviços adicionais, como a instalação de novos medidores de energia.

Leia também: Quanto custa a energia solar no Brasil? Entenda com a BRS

Como economizar energia em 2023?

Entender a conta de luz é extremamente importante para tomar as medidas certas e não se frustrar com a economia. Por exemplo, caso uma pessoa esteja na bandeira vermelha, mesmo que se esforce para economizar, pode não ver resultados efetivos. Porém, com algumas medidas simples você pode ter sucesso em como economizar na conta de luz. Confira!

Desligue os equipamentos da tomada

Você é daquela pessoa que deixa os equipamentos na tomada? Então, mesmo você não os usando eles consomem energia. Por que ficam na função standby.

Faça um teste: durante um mês, tire todos os equipamentos da tomada, deixando só os essenciais, como geladeira e wi-fi, e veja a diferença na conta de energia.

Não tome banhos demorados

O tempo ideal para um banho é de 7 minutos. Se você tem chuveiro elétrico, tome banhos mais curtos, tente usar a regrinha dos 7 minutos para banho e surpreenda-se com a economia.

Lave as roupas todas de uma vez no mesmo dia

Lavar roupas todos os dias pode fazer com que você gaste mais energia. Se você deixar acumular roupa, pode usar a máquina tudo de uma vez, economizando ainda mais! Essa é uma das alternativas para economizar energia.

Passe roupa uma vez por semana

Sabe quando você pega o ferro e passa todo dia de roupa para ir para o trabalho? Então, faça isso “come” energia. Ao invés de fazer isso, em como economizar energia, você deve passar as roupas todas de uma vez.

Entenda: Quanto custa a placa solar? Vale a pena o investimento? [GUIA]

Quais são as alternativas para economizar energia?

Usar menos o ar-condicionado, usar mais a luz natural e fazer a manutenção na fiação para uma melhor eficiência podem ser formas alternativas de economizar energia. Mas também existem outras maneiras mais simples de como economizar na conta de luz. Confira.

Troque toda as lâmpadas por unidades de LED

As lâmpadas de LED e fluorescentes consomem menos energia elétrica e têm maior durabilidade em comparação às lâmpadas incandescentes. Trocá-las pode impactar diretamente na conta de luz. 

Invista em equipamentos com eficiência energética A

Equipamentos como geladeiras, ar condicionados, máquinas de lavar, entre outros, possuem selos de eficiência energética que indicam o nível de consumo de energia elétrica. Se você escolher o selo A, terá uma economia ainda mais vantajosa.

Instale painéis solares da BRS

Os painéis solares da BRS são uma forma eficiente de economizar energia. Com a instalação do painel e inversor, você pode utilizar sua própria energia. Além do mais, a sobra energética é enviada para a rede elétrica, fazendo com que o relógio gire ao contrário!

Gostou dessa matéria? Fale com um de nossos consultores e faça parte do time de campeões em economia de energia. BRS, o sol é para todos, mas pagar 90% a menos na conta de luz, é só para os melhores! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.