dia mundial da energia

29 de maio, dia mundial da energia: tudo o que você precisa saber

Saber que existe um dia que se comemora o dia mundial da energia limpa é importante para tomarmos consciência sobre a necessidade da mudança imediata.

Estamos cansados de ouvir falar sobre efeito estufa, crescimento populacional, buraco na camada de ozônio, aquecimento global e outros. Mas será que sabemos tudo sobre como mudar essa realidade a partir do uso de energia renovável?

Existem uma infinidade de fontes de energia renováveis disponíveis, e nós não conhecemos todas. Mas quanto dessas fontes podem nos sustentar? Por que devemos saber sua importância? Qual seria o impacto mundial se usássemos apenas energia limpa no mundo?

Por isso, continue a leitura e descubra sobre 29 de maio, dia mundial da energia e como podemos mudar nossa realidade a partir de agora.

Dia mundial da energia: o que é?

Dia 29 de maio é uma data que foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas de todo mundo sobre a importância do uso de fontes renováveis de energia limpa. Com mais consciência, governos podem incentivar a instalação dessas fontes e minimizar o impacto global.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que é um dia para pensarmos sobre a economia de energia em nosso dia a dia, seja em residências, comércios, indústria e agronegócio.

29 de maio e energia limpa

Energia limpa é aquela que não emite gases poluentes e que aproveita os recursos naturais renováveis, como o sol, o vento, a água e a biomassa. 

Por isso, no dia mundial da energia, celebrado em 29 de maio, devemos refletir sobre a importância de usar a energia de forma consciente e eficiente, evitando o desperdício e buscando alternativas mais sustentáveis. 

Ao mesmo tempo, esse tipo de energia contribui para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, minimizando a dependência de combustíveis fósseis como fontes de energia.

Conheça as fontes de energia renováveis

Agora que você já sabe que 29 de maio é dia mundial da energia e que o foco é nas fontes de energia renováveis, é importante conhecer suas vantagens, confira 10 benefício do uso da energia renovável:

  • Não emitem gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global;
  • São inesgotáveis e podem ser usadas indefinidamente sem esgotar os recursos naturais;
  • Reduzem a dependência de combustíveis fósseis que são caros, poluentes e sujeitos a crises geopolíticas;
  • Geram empregos e renda para as comunidades locais que se envolvem na produção e distribuição de energia renovável;
  • Diversificam a matriz energética e aumentam a segurança energética de um país ou região;
  • Podem ser instaladas em áreas remotas ou isoladas onde não há acesso à rede elétrica convencional;
  • Promovem o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente;
  • Estimulam a inovação e o avanço tecnológico na área de energia;
  • Reduzem os custos de energia a longo prazo, pois não dependem de variações de preços dos combustíveis fósseis;
  • Melhoram a qualidade de vida das pessoas que têm acesso a uma energia limpa e confiável.

Por isso, se gradualmente fizéssemos uma permuta energética, onde nossa matriz fosse as energias renováveis teríamos infinitamente mais benefícios, como a redução da pegada de carbono, por exemplo.

Além disso, citamos inicialmente que existem diversas fontes de energia renováveis, mas, trazendo para a realidade brasileira as mais comuns e mais utilizadas: a eólica, biomassa, solar e hidroelétrica.

Eólica

dia mundial da energia

A energia eólica no Brasil é uma fonte de energia limpa e renovável que vem crescendo nos últimos anos. É uma das fontes citadas em programas energéticos e cartilhas do dia mundial da energia.

Hoje, o país possui um grande potencial eólico, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, onde há ventos constantes e fortes.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil tinha em 2020 uma capacidade instalada de 18,4 gigawatts (GW) de energia eólica, o que representa cerca de 10% da matriz elétrica nacional. 

A energia eólica é uma alternativa sustentável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diversificar a matriz energética brasileira.

Bioenergia

dia mundial da energia

Outra fonte sustentável importante no dia mundial da energia é a energia de biomassa. Essa é uma fonte de energia renovável que utiliza resíduos orgânicos como fonte de calor e eletricidade. 

No Brasil, a principal fonte de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar, que é usado para gerar energia em usinas termelétricas. Outras fontes de biomassa são o lixo urbano, o biogás, a madeira e os resíduos agrícolas. 

A energia biomassa tem vantagens como a redução das emissões de gases de efeito estufa, a diversificação da matriz energética e a geração de empregos e renda no setor rural.

Solar

dia mundial da energia

A matriz energética que sempre aparece como uma das principais pautas no dia mundial da energia é a energia solar.

Atualmente no Brasil é uma fonte renovável e limpa que vem ganhando cada vez mais espaço e interesse da população. O país tem um grande potencial para aproveitar a luz do sol e transformá-la em eletricidade ou calor para diversas finalidades.

Existem dois tipos principais de energia solar: a fotovoltaica e a térmica. A primeira usa painéis solares para captar a radiação solar e convertê-la em corrente elétrica. A segunda usa coletores solares para aquecer a água ou o ar.

Ambas podem ser usadas em residências, comércios, indústrias e até mesmo em usinas de grande porte.

FAQ Energia Solar – Tire suas dúvidas aqui e tenha seu kit solar na sua casa já

Hidroelétrica

dia mundial da energia

A energia hidroelétrica é uma das principais fontes de eletricidade no Brasil. Ela é gerada a partir do aproveitamento do potencial hidráulico dos rios, que movimentam turbinas e geradores. 

A energia hidrelétrica é considerada uma energia limpa e renovável, pois não emite poluentes e utiliza a água como recurso natural. 

Além disso, ela é importante para o desenvolvimento econômico e social do país, pois contribui para a geração de empregos, a redução da dependência de combustíveis fósseis e a integração de regiões isoladas.

Leia também: Como valorizar seu imóvel com energia solar

Comemore o dia mundial da energia na BRS

Para comemorar o dia mundial da energia limpa e sustentável com a BRS você deve conhecer 8 atitudes do dia a dia que irão ajudar você a ser mais sustentável e economizar energia.

8 atitudes simples que ajudam no planeta mais sustentável

  1. Desligar os aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados e tirar os carregadores da tomada quando não estão em uso;
  2. Trocar as lâmpadas incandescentes por LED ou fluorescentes, que consomem menos energia e duram mais;
  3. Aproveitar a luz natural do sol durante o dia e evitar acender as luzes desnecessariamente;
  4. Usar o ar-condicionado e o aquecedor com moderação e ajustar a temperatura de acordo com o clima;
  5. Optar por eletrodomésticos com selo de eficiência energética e usar a máquina de lavar e a geladeira com carga completa;
  6. Separar o lixo orgânico do reciclável e dar um destino adequado aos resíduos eletrônicos;
  7. Apoiar iniciativas que promovam o uso de energias limpas e renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa;
  8. Pesquisar sobre os benefícios da energia para a sociedade e o meio ambiente e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas.

Gostou dessa matéria completa do dia mundial da energia? Que tal conhecer mais sobre uma fonte de energia que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Centenas de pessoas estão investindo em energia solar e economizando na conta de luz mais de 90%.

Descubra você também como fazer isso! Fale com um de nossos consultores agora mesmo! BRS – o sol é para todos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.