Diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica

Existem algumas diferenças entre a energia solar fotovoltaica e a térmica. Dessa maneira, caso você queira instalar o sistema é necessário conhecer cada um deles.

Assim, você terá mais confiança em utilizar o tipo que mais esteja adequado para sua residência. Então continue a leitura para saber mais detalhes a respeito do tema.

Diferença entre energia solar e fotovoltaica

Caso você pretenda passar a utilizar a energia solar é importante conhecer o processo completo. Afinal, saiba que são vários os componentes e temos alguns tipos diferentes na categoria.

Desse modo, você pode optar pelos seguintes modos:

  • Fotovoltaico;
  • Térmico.

Com isso, saiba que a energia solar fotovoltaica faz a conversão direta dos raios do sol. Nesse sentido, os mesmos resultam na luz elétrica. Ao passo que o custo é baixo e temos um mínimo de manutenção.

De fato, compreenda que os painéis são azulados ou mesmo na cor preta. De tal forma que a instalação é feita em formato de grupos. Que recebem o nome de sistema fotovoltaico.

Por certo, você pode utilizar o conjunto em sua residência, empresas e indústrias. Como resultado, será possível reduzir os custos de sua conta de luz. Enquanto que a eletricidade é gerada através dos raios solares.

Além da energia solar fotovoltaica temos também a térmica. Dessa forma, saiba que esse outro tipo funciona como um aquecedor solar. E com o objetivo é esquentar água ou outros líquidos através dos raios sol.

Para isso, você deve entender que é preciso algumas placas ou coletores. Decerto, entenda que temos tubos (vácuo) que servem para a captação da energia.

Posteriormente, a mesma é transferida para o líquido que geralmente costuma ser a água. Vale destacar a função principal é fazer com que a mesma possa ser usada para o banho.

Dessa maneira, existem algumas diferenças entre a energia solar fotovoltaica e a térmica. Então, saiba que a primeira serve para a geração de energia e a segunda é para aquecimento.

Um painel fotovoltaico converte energia solar em energia elétrica

Essa nova tecnologia chamada fotovoltaica serve justamente para captar a luz do sol. Dessa maneira, saiba que as placas formam um módulo completo com várias delas.

Ao passo que ele consegue gerar energia elétrica e isso é muito vantajoso. Afinal, entenda que o custo não é muito alto. Além disso, saiba que os reparos necessários são poucos.

Com isso, a energia solar fotovoltaica funciona da seguinte maneira:

  • As placas captam as luzes solares;
  • Obtendo a energia do sol;
  • Convertendo-a para energia elétrica;
  • Essa corrente contínua chega ao inversor;
  • Ocorre o processo da transformação para corrente alternada;
  • Para os equipamentos da residência ou empresa funcionarem;
  • No inversor, há o envio da energia até o quadro (distribuição);
  • O que exceder vai para a rede presente no poste;
  • Sendo usada em outras tarefas posteriores;
  • Vale dizer que você ganhará créditos pelos Watts entregues;
  • Que duram cerca de 60 meses.

Dessa forma, saiba que a energia solar fotovoltaica que sobrar poderá ser usada à noite. Ou mesmo em dias nublados ou em períodos chuvosos. Nisso, o pagamento das taxas será apenas pela iluminação pública e pela distribuição (rede).

Diferença entre energia fotovoltaica e térmica

Você precisa saber que a principal diferença entre os dois tipos é o modo de funcionamento. Pois, compreenda que o sistema fotovoltaico capta e gera energia elétrica através de conversão.

Enquanto que a energia térmica é para o aquecimento da água e de outros líquidos. Desse modo, saiba que a tecnologia fotovoltaica é ideal para quem pretende economizar energia elétrica.

Visto que você instala o sistema e a energia solar fotovoltaica é obtida. Mediante as placas que realizam essa conversão. Contudo, saiba que em ambos os painéis solares são necessários.

Por certo, saiba que a instalação pode ser feita desde casas até em indústrias. E a fotovoltaica tem como objetivo trazer eletricidade mediante aos raios solares.

Através de todo um projeto que consegue realizar essa tarefa com eficiência. De tal modo que você só precisa de uma empresa especializada. Que trará uma equipe para fazer a montagem das placas e dos outros itens.

Decerto, saiba que a energia solar fotovoltaica consegue gerar a eletricidade necessária. Permitindo inclusive que os kWh que sobrem se tornem créditos. Além de gerar uma excelente redução em sua conta de luz.

Vale ressaltar que o sistema térmico funciona em modo de aquecedor. Onde o calor solar é direcionado para a água que deve ser aquecida. Com isso, entenda que temos as placas (solares) e os tubos que possuem vácuo.

Que possibilitam a captação da energia do sol e transferem esse calor para o líquido. Sem dúvida, ambos os sistemas são muito bons e cumprem o que prometem.

Em questão de economia você pode ter até 95% no formato fotovoltaico. Já no sistema térmico temos uma diminuição em pelo menos 80%. Assim, você terá muitas vantagens ao escolher um destes tipos de tecnologia.

Energia solar fotovoltaica e térmica

Conforme o que já mencionamos, a energia solar fotovoltaica usa as placas para gerar eletricidade. Dessa maneira, você não precisa utilizar a rede convencional que costuma ser mais cara.

Além disso, saiba que o efeito fotovoltaico ocorre mediante as conversões de energia feitas pelas placas. Nesse sentido, tanto a casa quanto seu comércio ou indústria pode utilizar a tecnologia.

Resultando em economia de energia elétrica e trazendo os benefícios relacionados a sustentabilidade. Além de não causar a poluição que prejudica o meio ambiente.

Em contraste a energia solar fotovoltaica temos a térmica. Cuja função é realizar o aquecimento de alguns líquidos. Aliás, a facilidade e a economia do sistema ajuda bastante e traz grandes vantagens.

Onde o aquecimento é feito através dos módulos solares que já explicamos. Enquanto que os tubos á vácuo auxiliam captando o calor (solar) e transferem isso para o líquido.

Decerto, você deve entender que o sistema de aquecimento é muito usado para a água de banho. Além de permitir a realização de alguns processos industriais fundamentais.

Então, compreenda que a energia solar fotovoltaica tem como função principal gerar energia elétrica. Por sua vez, a térmica funciona basicamente para trabalhar com aquecimento.

Vale dizer que em dias mais chuvosos não haverá possibilidade de muito sol. Nisso, entenda que os aquecedores possuem uma resistência. Ou mesmo um tipo de aquecedor feito a gás.

Como resultado, será possível alcançar a temperatura que seja ideal para a água. De qualquer maneira quaisquer dos sistemas é uma excelente escolha. Sendo que o que muda é o modo de uso e as necessidades do ambiente.

Tipos de energia solar

De acordo com o que vimos no artigo são dois os tipos de energia solar. Desse modo, a energia solar fotovoltaica é a principal e permite obter energia. Realizando a conversão e transformando a mesma em eletricidade.

Com isso, você precisa dos seguintes componentes:

  • Painéis Solares;
  • Inversor;
  • Materiais Elétricos;
  • Estrutura;
  • Bateria;
  • Controlador de Carga;
  • String Box;
  • Conversores 

Inegavelmente a energia solar é o principal recursos para o sistema fotovoltaico. E por isso é muito simples de realizar essa tarefa. Enquanto que no sistema térmico temos uma diferença em relação a energia solar fotovoltaica.

Que é o fato dele servir para fazer o aquecimento dos líquidos. Mesmo assim, usamos as placas solares e o conjunto necessário. Além disso, a instalação de ambas as tecnologias são feitas no telhado.

Portanto, saiba que é possível economizar bastante através dos sistemas propostos. Então, avalie o plano que será necessário em sua residência ou empresa. Com isso, terá muitas vantagens com essas tecnologias modernas e de ponta.

Se interessou? Quer fazer um orçamento? Solicite seu orçamento aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.