petróleo acabar

E se o petróleo acabar? Será que o mundo estaria preparado? Descubra!

E se o petróleo acabar? Será que o mundo estaria preparado? Descubra!

Efeito estufa, plásticos nos oceanos, gases poluentes, derretimento de geleiras e muito mais. Isso você já sabe que é resultado dos combustíveis fósseis. Mas como seria o mundo atualmente se o petróleo acabar? Será que teríamos uma vida melhor ou pior?

Sabemos que a queima de combustíveis fósseis acelerou o processo de aquecimento global e que isso realmente impacta em nossas vidas. E se não mudarmos hoje essa dinâmica, estaremos eternamente condenados!

Mas, e se a última gota de petróleo acabasse agora mesmo, como seria a nossa nova realidade? Neste artigo você irá descobrir:

  • o que é o petróleo;
  • por que o mundo depende do petróleo;
  • quais são os países consumidores de petróleo;
  • crise do petróleo: 6 fatos que você precisa saber;
  • o que fazer para que ele não acabe rapidamente.

Continue a leitura e surpreenda-se! Boa leitura!

Petróleo: o que é?

30Antes de realmente sabermos se o petróleo vai acabar, precisamos entender o que é esse óleo preto tão importante para o funcionamento da economia global.

Considerado um líquido viscoso, o petróleo é formado a partir de restos de plantas e animais que viveram há milhões de anos. 

Hoje é a fonte de energia usada na sociedade atual, sendo utilizado em muitas indústrias, incluindo transporte, produção de energia elétrica e fabricação de produtos químicos.

Na sociedade atual, o petróleo é extraído de depósitos subterrâneos em todo o mundo e é refinado para produzir uma variedade de produtos, incluindo gasolina, diesel, querosene e óleo combustível. 

Esses produtos são usados principalmente como combustível para carros, caminhões, aviões e navios, mas também são usados em geradores de energia elétrica e na fabricação de produtos químicos e plásticos.

Praticamente todas as embalagens que você vê nos produtos de supermercado são feitas de plásticos, isso porque ele é um excelente material para vedar e isolar alimentos, evitando sua contaminação.

Ou seja, nós não usamos o petróleo, mas dependemos praticamente 100% dele.

Ao mesmo tempo, o seu uso tem impactos significativos no meio ambiente, como a poluição do ar e da água e a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas. 

Por que dependemos tanto do petróleo?

Saber quando o petróleo vai acabar é importante para começar a tomar medidas imediatas. Justamente porque ele é uma fonte de energia altamente concentrada e versátil que pode ser refinada em uma variedade de produtos úteis.

Além do mais, ele existe em grandes quantidades e tem sua extração em larga escala, o que faz com que seu custo seja baixo.

Ao mesmo tempo, o petróleo é um elemento que está presente em toda a cadeia industrial moderna. Mas existem dois itens que o petróleo disponibiliza e que nos impactam dia após dia.

Combustíveis

O primeiro deles é a questão de combustível para veículos e, ao mesmo tempo, fontes energéticas. Se o petróleo acabar como produzimos energia? Ou até mesmo como iríamos nos locomover?

Plásticos e embalagens

Outra questão simples que devemos pensar caso o petróleo acabe é as embalagens.

5 países que mais usam o petróleo?

O mundo não fica sem petróleo, mas existem cinco nações que imediatamente colapsarão se o petróleo acabar. Seja por problemas energéticos, seja em decorrência dos outros insumos provenientes do petróleo.

  1. Estados Unidos;
  2. China;
  3. Índia;
  4. Japão;
  5. Rússia.

E se o petróleo acabar agora? 6 fatos interessantes

Se o petróleo acabasse agora, em poucos dias muitos países ficariam às escuras, além de muita gente não conseguir se locomover por conta do preço astronômico da gasolina. Alimentos não teriam embalagens e apodreceriam e a fome dominaria o mundo, causando mais mortes que muitas doenças.

Veja os 6 fatos que implicariam nessas mudanças.

Crise econômica global

 O petróleo é a principal fonte de energia utilizada em todo o mundo e é um componente importante de muitas indústrias. Se o petróleo acabasse, haveria uma grande lacuna na oferta de energia e muitas empresas teriam que se adaptar rapidamente a novas fontes de energia. Isso poderia levar a uma crise econômica global, com muitas empresas falindo e muitos empregos perdidos

Aumento de preços de praticamente tudo

O petróleo é usado para produzir fertilizantes e pesticidas usados na agricultura, além de ser usado para transportar alimentos para todo o mundo. Sem petróleo, os preços dos alimentos aumentariam significativamente, o que poderia levar a uma crise alimentar global.

Dificuldades de transporte e locomoção

 Sem petróleo, não haveria mais combustíveis fósseis para alimentar carros, caminhões e aviões. Isso poderia levar a uma mudança radical na forma como as pessoas se deslocam, com mais pessoas optando por caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público elétrico.

Aumento de uso de recursos renováveis – energia solar

Com o fim do petróleo, a demanda por fontes renováveis de energia, como energia solar, eólica e hidrelétrica, aumentaria significativamente. Isso poderia levar a uma rápida aceleração na adoção dessas tecnologias.

Crise energética mundial

Sem petróleo, os países teriam dificuldades de ter energia disponível, o que implicaria em uma crise energética mundial.

Mudanças geopolíticas

Muitos países dependem do petróleo como fonte de receita e poder político. Se o petróleo acabasse, esses países teriam que encontrar novas maneiras de sustentar suas economias e manter sua influência no mundo. Isso poderia levar a grandes mudanças geopolíticas e possivelmente conflitos entre países.

Leia também: Kit energia fotovoltaica pode ajudar a não depender do petróleo?

O petróleo vai acabar?

Sim! Com certeza, só não sabemos quando! Existem diversas reservas de petróleo disponíveis no planeta, mas isso não significa que as teremos para sempre. Como fonte não renovável de energia, o petróleo irá se esgotar.

Mas, nós sabemos disso, e mesmo assim ainda não estamos tomando medidas cabíveis para minimizar os impactos na sociedade.

O que podemos fazer para evitar que o petróleo acabe rápido?

O petróleo vai acabar, isso temos certeza! Mas existem atitudes que podemos ter agora mesmo que minimizem nossa demanda por esse combustível fóssil precioso. Como por exemplo:

  • investir em tecnologias e fontes renováveis de energia;
  • minimizar a demanda por gasolina, querosene e outros;
  • investir em tecnologia e no desenvolvimento de plástico biodegradável;
  • popularizar a energia solar em escala global.

Somos uma empresa de Energia Solar especializada em projetos residenciais. O nosso principal objetivo é oferecer a você uma solução energética econômica e sustentável, de verdade.

Sabemos que, com a inflação, a energia elétrica fica ainda mais cara com o passar do tempo, e o recurso utilizado para a geração desse tipo de energia está cada vez mais escasso.

E foi pensando nisso que nós da BRS Energia Solar desenvolvemos a solução ideal para redução de até 98% no valor da sua conta de luz: o nosso propósito é levar energia solar para todas as residências de forma acessível e fácil de pagar. Afinal, o sol, além de ser para todos, é uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável.

Pare de pagar caro por sua conta de luz agora mesmo e comece a pagar por seu projeto de energia solar só daqui a 180 dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.