energia solar residencial

Energia solar funciona em dias nublados?

É natural que haja dúvidas sobre a produção de energia solar em dias nublados, afinal, como um recurso que depende do sol funciona nessas condições?

Como funciona a energia solar em dias nublados?

A radiação solar penetra nas nuvens mesmo em dias nublados. E a produção de energia elétrica em um sistema fotovoltaico continua, pois não depende do calor e, sim, dos raios solares. Um exemplo de fácil entendimento é que quando vamos à praia ou piscina. Mesmo estando em um dia nublado, nos bronzeamos da mesma forma.

A eficiência do sistema fotovoltaico tende a diminuir quando há muitas nuvens bloqueando os raios solares. Porém, não é necessário nenhuma preocupação em relação a isso. O Brasil é um dos países que tem a maior incidência solar do mundo e seu potencial energético é alto.

Claro, o sistema pode não ser explorado em sua capacidade máxima. Sua eficiência depende da densidade e quantidade de nuvens que têm no céu, juntamente com a qualidade dos painéis solares instalados na residência.

Como também em dias chuvosos a produção perde um pouco de eficácia, ficando em torno de 10% a 25% quando comparamos com dias ensolarados. É importante lembrar da importância da chuva para a limpeza das placas solares, auxiliando em seu funcionamento, pois retira o pó, diminuindo a geração de energia elétrica.

 Além disso, em dias ensolarados pode ser que o sistema de energia solar residencial não atinja 100% de sua capacidade. Isso acontece por conta da poluição, que também é um fator determinante para a produção de energia elétrica. Logo, em grandes centros urbanos um sistema fotovoltaico residencial pode não atingir seu maior potencial na produção de energia elétrica.

Como resolver esse problema?

O importante é adquirir um sistema de qualidade, pois a qualidade das placas são fundamentais para uma melhor produção de energia elétrica. E, também, buscar uma empresa de energia solar que realmente te auxilie em seu projeto, desde o início até a sua homologação, bem como uma boa assessoria depois de tudo em funcionamento.

Como todo sistema fotovoltaico tem diferenças devido às condições climáticas do local onde se encontram, é necessário fazer um orçamento personalizado, para o melhor aproveitamento dos raios solares. E se você quer realizar um orçamento gratuito agora, clique aqui e entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *