energia solar em casa

Energia Solar em Casa – Entenda como é possível tê-la

A energia solar em casa pode ser a melhor forma de reduzir gastos mensais na conta de luz sem que você diminua o consumo.

Caso você já adote práticas que resultam na diminuição da taxa de luz e ainda procura por alguma alternativa para reduzir ainda mais, a energia solar residencial é a melhor alternativa.

Porém, por ser uma solução não tão tradicional, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao assunto e não sabem como o procedimento impacta positivamente suas futuras finanças.

Justamente por isso, a BRS Energia Solar decidiu produzir este artigo e tirar todas as dúvidas sobre energia solar em casa, explicando como funciona, suas vantagens e os passos necessários para tê-la em casa.

Como funciona a energia solar em casa?

A energia solar em casa funciona através da instalação de placas solares, os tradicionais espelhos, na parte externa da casa, podendo ficar fixada no telhado ou no quintal.

As placas são acompanhadas de todo um sistema de geração de luz, conhecido como gerador fotovoltaico.

A partir desse gerador você conta com a transformação da energia solar em elétrica e o armazenamento da luz elétrica para períodos de tempo encoberto ou a noite.

Vale destacar também que as funções variam de acordo com o sistema de energia elétrica residencial instalado.

A seguir você vai saber mais sobre cada um deles.

Energia solar on grid

A energia solar on grid trabalha com conexão direta no sistema da rede elétrica e é recomendado para casas com alto consumo energético.

Por ser fixado no sistema de eletricidade, alguns concessionários de luz costumam dar descontos para quem produzir mais luz do que consumir. Desta forma, a sua conta de luz pode vir com descontos abatidos.

A energia solar on grid é indicada para casas de veraneio, moradias com piscina termoelétrica ou muitos aparelhos de ar condicionado, e residências com alta taxa de consumo.

Energia solar off grid

A energia solar off grid não trabalha com nenhuma concessionária elétrica e sua produção é independente. Ou seja, o sistema fotovoltaico funciona como principal fonte elétrica.

Vale destacar também que qualquer excedente deste tipo de energia solar residencial fica armazenado em baterias ou geradores, permitindo o consumo mesmo em dias fechados ou chuvosos.

A energia solar off grid é indicada para moradias distantes e fora da zona de cobertura de alguma concessionária, como chácaras e sítios.

Sistema híbrido de energia solar

O sistema híbrido de energia solar utiliza ferramentas on e off grid, trabalhando em conjunto com o sistema elétrico e ao mesmo tempo produzindo consumo independente.

Essa característica mais completa torna a diminuição da conta de luz muito maior e em pouco tempo.

O sistema híbrido de energia solar é indicado para casas com alto consumo que procuram redução imediata da conta de luz.

Benefícios da energia solar em casa

No Brasil, a energia solar em casa é uma solução para baratear a conta de luz, que hoje vive o seu pior momento e custa R$ R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora, de acordo com sistema de bandeira tarifária criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Mas além da economia, a energia solar residencial possui outros benefícios que valem ser destacados, como:

  • Energia limpa e sustentável;
  • Não faz barulho;
  • Sistema de autogeração barato;
  • Pouca ou nenhuma manutenção;
  • Instalação rápida e fácil;
  • ROI em até 7 anos;
  • Dura aproximadamente 25 anos;
  • Diminui em até 98% da conta de luz;
  • Valoriza o imóvel.

Entre todas as vantagens do sistema fotovoltaico, alguns pontos precisam ser mencionados.

Primeiro, o retorno sobre o investimento (ROI) chega em até 7 anos e a longa vida útil do equipamento, aproximado em 25 anos, significa que você terá 18 anos de lucros e economia.

Além disso, a rápida instalação e a necessidade mínima de manutenção possibilitam uma perspectiva sem nenhuma surpresa desanimadora.

Ou seja, você precisa apenas instalar e contar com as suas vantagens.

Vale a pena contar com energia solar residencial?

Sim, vale a pena contar com as soluções de energia solar residencial e dados de GD (geração distribuída) coletados pela consultoria Greener indicam uma produção fotovoltaica cada vez mais composta por moradias residenciais.

De acordo com a pesquisa, 74% dos interessados em matrizes solares foram proprietários de imóveis. Isso apenas no segundo semestre de 2020.

Há algumas razões para explicar essa alta adesão por parte de moradores e donos de residências.

O cenário pessimista em relação aos valores da conta de luz cria a necessidade de buscar alternativas.

Em encontro com essa demanda, a energia solar cresceu e ficou mais barata a cada novo dia por conta dos avanços tecnológicos.

Inclusive, hoje é possível contar com financiamentos simplificados e com taxas de juros menores do que 0,75% ao mês.

Isso tudo faz com que a energia solar em casa compense e se torne a principal alternativa para interessados em contas mais baratas.

Como ter energia solar em casa?

Você pode contar com os benefícios da energia solar em casa em menos de trinta dias e começar a pagar após 90 dias através da BRS Energia Solar.

Inicialmente, você precisa fazer a simulação gratuita no site para descobrir qual seria o modelo mais indicado e as possibilidades mais vantajosas de instalação.

Com isso concluído, basta esperar o segundo contato dos especialistas da BRS e seguir as novas instruções.

Vale destacar que depois do primeiro contato, a sua resposta chega em até 48 horas.

O prazo de dois dias acontece porque a empresa mantém contato com mais de 10 financeiras diferentes e desta forma encontra a opção mais interessante para o seu procedimento.

Por fim, a instalação do seu projeto e a homologação por parte da concessionária de luz da sua região acontecem em até 30 dias, contando com monitoramento gratuito pelo período de dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *