energia solar para empresa

Saiba como a energia solar para empresa pode melhorar o seu negócio

A energia fotovoltaica, ou seja, a energia solar para empresa tem se mostrado uma ótima opção para os empresários, visto a quantidade de benefícios internos e externos que ela trás para o negócio.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), houve um crescimento na procura por energia solar no Brasil. Em 2019, a procura pela instalação dos painéis solares em residências, comércios e empresas triplicou em relação ao ano anterior.

Um aumento tão expressivo na procura por este produto é, por si só, uma prova da quantidade de benefícios da energia solar para empresa.

No artigo a BRS Energia Solar mostra quais são esses benefícios e como a energia fotovoltaica pode melhorar a imagem do seu empreendimento!

Quais os benefícios da energia solar para empresa?

Veja a seguir cinco benefícios que mostram quão vantajoso é trazer energia solar para sua empresa.

Tais benefícios impactam principalmente nas questões econômicas, no entanto a sua empresa também pode alcançar resultados positivos de forma externa.

Redução de Custos

Ao optar pela energia solar para empresa, você terá que investir, inicialmente, um valor  que em médio e longo prazo traz diversas vantagens.

A redução dos custos da empresa é um dos principais benefícios, já que a conta de energia é uma das mais expressivas em qualquer empresa, devido ao uso constante de máquinas e equipamentos elétricos.

Alguns cálculos estimam que a redução da conta de luz pode alcançar até 98%.

Tudo dependerá se sua empresa funciona 24 horas ou apenas em horário comercial.

Além de tudo isso, o Governo Federal oferece programas de incentivos fiscais para empresas que adotam o sistema de energia solar.

Retorno sobre investimento

Com uma economia de até 98% da conta de luz, o retorno sobre o investimento (ROI) de optar pela energia solar para a empresa é estimado em um curto prazo, podendo ser obtido entre 6 a 12 meses.

Há dois tipos de retorno sobre investimento possíveis, o primeiro em forma de economia na conta de luz. E o segundo com a possibilidade de vender a energia excedente acumulada no seu sistema.

Isto é, a ANEEL permite a venda dos excessos de energia solar por meio de leilões, pelo mercado de contratações livre e também para a rede distribuidora da sua região. Neste último caso a venda é feita em troca de créditos de energia.

Alta durabilidade

Outra grande vantagem de optar pela energia solar para empresa é a alta durabilidade do equipamento de captação e conversão. Com isso o impacto sobre as contas da empresa é mínimo, gerando novamente uma economia em efeito dominó.

A vida útil dos painéis solares chega em média a 25 anos, mas com manutenção regular pode chegar a 30 anos, operando com no mínimo 80% da capacidade original. 

Baixa manutenção

A manutenção das placas solares é extremamente baixa, já que ela consiste na limpeza do equipamento. Como as placas ficam expostas ao tempo, a própria chuva realiza o trabalho de impedir que o acúmulo de sujeira atrapalhe a captação de energia.

Estima-se que as camadas de sujeira diminuam a capacidade das placas em até 10% nos casos mais comuns e em 30% em casos de completo descaso com a limpeza dos painéis, ou seja, casos extremamente raros.

Para garantir que a sujeira não atrapalhe é recomendável realizar a limpeza anualmente, por meio de uma empresa especializada. Salvo áreas com poucas chuvas, onde o acúmulo de poeira é maior, neste caso a limpeza deve ser feita a cada seis meses. 

Estabilidade da energia

Esta opção sustentável de energia limpa também é uma das opções que trazem mais estabilidade ao sistema elétrico de empresas de grande, médio e pequeno porte. Com isso você garante uma maior preservação de máquinas e equipamentos que são usados no seu negócio.

Isso acontece pois os painéis solares, responsáveis pela captação da luz e calor do Sol que geram a energia, podem captar energia até em dias nublados.

O sistema como um todo fornece energia solar para empresa até mesmo em dias de chuva, pois armazena os excessos de energia que não foram usados.

Como a energia solar para empresa pode melhorar a imagem do seu negócio

As vantagens externas de optar por energia solar para empresa reflete diretamente na imagem da empresa. 

Isso devido aos diversos problemas relacionados ao meio ambiente exaltados na grande mídia e na mídia internacional, empresas que adotam medidas sustentáveis são vistas com bons olhos por consumidores, parceiros e fornecedores.

Confira como você pode usar este fator para melhorar sua imagem e quais resultados você pode ter.

Uso no Marketing

A valorização e consolidação de uma marca por meio de iniciativas sustentáveis tem sido uma das grandes estratégias de marketing nos últimos anos. Essa valorização é realizada junto ao público consumidor e também aos investidores do seu negócio.

Além de aumentar a fidelidade de cliente, a “iniciativa verde” tem potencial para abrir portas para um novo público, este super relacionado às medidas sustentáveis. Além do público externo, os investidores também são um público ávido por conectar suas imagens em boas causas e ações.

Prestígio

A energia solar para a empresa tem ainda uma última grande vantagem relacionado ao prestígio do seu negócio.

Dependendo da área de atuação da sua empresa ou ainda da região em que ela está, é possível que sua empresa seja cotada para prêmios de reconhecimento. Neste caso por medidas sustentáveis. 

Tais premiações geram dois tipos de vantagens. A primeira em forma de prestígio perante ao público colocando sua empresa em um novo nível no conceito da opinião pública. Já a segunda por meio do lucro que premiações podem vir a oferecer como recompensa pelos esforços. 

Como usar a energia solar na minha empresa?

A resposta desta pergunta varia de acordo com o porte da empresa e as áreas a serem utilizadas.

Por isso, a melhor forma de entender como é possível usar a energia solar na sua empresa é fazer uma simulação.

Felizmente, a BRS Energia Solar conta com um simulador gratuito para você descobrir a melhor solução e o valor do investimento necessário.

Então se você está em dúvida sobre a necessidade da instalação ou não, faça uma simulação e tire todas as dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *