Energia solar pode ser armazenada em baterias de areia

Energia solar pode ser armazenada em baterias de areia

A energia solar pode ser armazena em baterias de areia. Isso mesmo, você leu essa frase corretamente. A tecnologia tem ajudado os finlandeses a passarem pelo período de inverno. No Brasil, é comum pensarmos na areia da praia como um bem natural que costuma queimar os pés durante o verão. E justamente essa ideia virou pesquisa e acabou servindo para guardar o calor e salvar a vida dos finlandeses durante o inverno.

O melhor: a invenção é bem simples! Em uma estrutura similar a uma caixa, armazena-se a areia que é carregada com o calor produzido pelo excesso de eletricidade advindo da energia solar e eólica.

Funciona por um processo chamado aquecimento resistivo. Ou seja, a geração de calor acontece pelo atrito da corrente elétrica que passa por qualquer material que não é supercondutor. Então, o ar quente circula no recipiente através de um trocador de calor.

Além disso, a areia pode armazenar calor em torno de 500ºC por vários meses, fornecendo uma valiosa reserva de energia mais barata durante o inverno.

 

BRS ENERGIA SOLAR

É PARA TODOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.