sol taxado: energia solar vale a pena em 2023

Sol taxado: energia solar vale a pena em 2023?

Há mais de 25 anos, a instalação de placas solares vem se popularizando como uma forma de investimento a quem quer economizar no longo prazo. Mas com uma nova taxa no setor, muitos ainda se perguntam se energia solar vale a pena em 2023.

O investimento em telhados solares no mundo todo cresceu em média 51,4%, e só no Brasil o setor movimentou mais de 63 bilhões de reais. Ao mesmo tempo, a instalação de energia fotovoltaica em pequenos telhados e terrenos disparou, mesmo depois da pandemia.

Mas será que isso gerou desconforto nos grandes produtores de energia? Por que taxar o sol com imposto justo agora? Continue a leitura e descubra mais com a BRS painéis solares

Lei da Energia Solar em 2023 – o que muda e ainda vale a pena?

Basicamente, o que muda é com o sistema on-grid conectado à rede elétrica. Esse tipo de sistema nunca teve uma cobrança, mas a partir de 7 de janeiro de 2023, quem realizar o investimento deverá pagar essa pequena taxa.

Você não perderá dinheiro investindo no sistema de energia solar fotovoltaica. O que muda apenas é que a taxa aumentará seu tempo de ROI (ou retorno sobre investimento).

Com certeza, energia solar vale a pena em 2023!

sol taxado: energia solar vale a pena em 2023O sol sempre será nosso aliado. Afinal, ele conduz energia infinita para todos nós. Tanto é que, mesmo com o anúncio das taxas para 2023, o mercado de energia solar ainda é forte e tem alta nas demandas para o ano.

Uma matéria da Exame demonstrou que o ano de 2023 será excelente para o setor. As demandas por financiamento no segundo semestre de 2022 fizeram com que diversas pessoas comprassem a ideia com medo das taxas.

Contudo, como citamos, o que muda é o ROI, que só esticou os prazos. Em 2023, começou com mais de 300 mil empregos no setor, seja de desenvolvimento de fontes solares fotovoltaicas e instalação de placas.

O que é e como funciona a energia solar?

Parece complexo, mas é simples! O funcionamento acontece porque os módulos fotovoltaicos dos painéis solares captam a luz, convertendo-a em energia. Essa energia chega em um inversor que transforma em energia para o sistema de rede elétrica.

Tudo acontece pelo efeito fotovoltaico. Quanto mais eficiente o processo e de maior qualidade forem as placas, mais luz chegará ao painel. Assim, maior será a produção de energia.

Porém, nem toda energia do painel é utilizada instantaneamente. Ou seja, à medida que sobra energia, esta é computada em um relógio bidirecional. Gerando créditos solares.

Por que a energia solar é renovável?

A energia solar é limpa e renovável porque, enquanto houver luz do sol, será possível fazer seu uso sem causar danos ao meio ambiente. Por isso que, mesmo com a taxa, ainda dá para afirmar: energia solar vale a pena em 2023.

Toda vez que uma usina termoelétrica funciona, seja por carvão ou petróleo, gera resíduos e danos ao meio ambiente. Mas o sol não gera esses resíduos, por isso, é uma fonte limpa de energia.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Tudo na vida tem prós e contras. Por conta disso, nós, da BRS, líder em projetos de energia solar residencial, separamos as vantagens e as desvantagens de se ter painéis solares em sua residência. Confira!

Vantagens

  • energia solar é limpa, barata e praticamente infinita;
  • não faz barulho em sua produção;
  • apesar de as placas serem pagas ou financiadas, a luz do sol é grátis;
  • baixo custo de manutenção (a cada 5 anos);
  • vida útil de mais de 20 anos;
  • economiza na média de 70% da sua conta;
  • valoriza seu imóvel no longo prazo;
  • as placas solares são altamente resistentes a tempestades e vendavais.

Desvantagens

  • alto custo de aquisição;
  • não gera energia à noite;
  • tem baixa eficiência energética em dias de muita chuva;
  • sistema anti-ilhamento;

Confira nossa FAQ no site sobre por que você deve investir em painéis solares

Vale a pena instalar placas de energia solar?

Sim! O investimento em energia solar sempre valerá a pena, mesmo com as novas taxas. Por isso, você deve pesquisar o aparelho de kit energia solar residencial com preço adequado. Escolha uma empresa que pode te fornecer o melhor suporte, desde o projeto até a instalação.

Como instalar na sua casa placas de energia solar?

Agora que você já sabe dos benefícios da energia solar e que existe um kit de energia solar residencial da BRS, fale diretamente com um de nossos consultores.

Criamos projetos personalizados para nossos clientes, com a máxima eficiência e custo-benefício. Confira os sete motivos reais que fazem com que nós sejamos líderes em projetos de energia solar e painéis fotovoltaicos.

  • fazemos o projeto, aguardamos a aprovação e liberação do banco;
  • cobrimos o orçamento da concorrência;
  • só utilizamos produtos de qualidade;
  • mais de 10 financeiras credenciadas para você escolher a que é mais a sua cara;
  • em 30 dias você tem energia limpa instalada na sua casa;
  • 1 ano de monitoramento da conta de luz;
  • 1 ano de garantia.

Energia solar vale a pena em 2023 com a BRS

Agora que você já sabe que a energia solar vale a pena em 2023, mesmo com as taxas aplicadas este ano, saiba que nós da BRS te ajudaremos a realizar seu sonho de economizar.

Sabemos que, com a inflação, a energia elétrica fica ainda mais cara com o passar do tempo, e o recurso utilizado para a geração desse tipo de energia está cada vez mais escasso.

E foi pensando nisso que a BRS Energia Solar desenvolveu a solução ideal para redução de até 98% no valor da sua conta de luz: nosso propósito é levar energia solar a todas as residências de forma acessível e fácil de pagar. Afinal, o sol, além de ser para todos, é uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável.

Pare de pagar caro por sua conta de luz agora mesmo e comece a pagar por seu projeto de energia solar só daqui a 180 dias.

Empresa campeã em financiamentos de energia solar em Minas Gerais

Uma campanha feita pelo Meu Financiamento Solar, elegeu os campeões de vendas de projetos e financiamentos de placas solares no Brasil. A campanha aconteceu entre novembro e dezembro de 2022, e a BRS ganhou em Minas Gerais.

Um feito, o que significa que nossa marca e nosso produto são reconhecidos. Nossos projetos de instalação e nossa equipe de profissionais, estão cada vez mais, tornando a BRS memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.