energia solar

Entenda por que armazenar energia solar pode te salvar em momentos importantes

Isso mesmo. Hoje vamos falar sobre o por que armazenar energia solar pode te salvar em momentos importantes.

A noite ou em períodos de queda no fornecimento da rede elétrica, você pode carregar seu sistema solar usando baterias e obter energia solar mesmo que não haja raios de sol.

Você certamente já passou por períodos de queda de energia elétrica em casa ou no trabalho. E acabou precisando interromper alguma atividade importante por isso. Então, neste post, vamos mostrar tudo sobre o armazenamento de energia solar e te salvar dos perrengues da falta de energia. 

O que é preciso para armazenar energia solar?

Primeiro, você deve saber que deverá ter um sistema de backup por meio de baterias solares. Elas podem ser implementadas de duas maneiras. A primeira delas, utilizando uma rede CA interna derivada e controlada pelo próprio inversor solar. A outra opção é a criação de uma microrrede, que é desconectada da rede elétrica convencional e utiliza dois tipos de inversores: o formador de rede (que usa baterias) e o inversor solar on-grid tradicional.

energia solar

O que é uma bateria solar?

Também conhecida como bateria acumuladora, a bateria solar é um gerador reversível que armazena energia elétrica na forma química. Essa bateria é carregada bem lentamente por painéis solares. Sua vida útil aumenta consideravelmente se a profundidade diária de descarga for inferior a 40% da capacidade total para baterias de chumbo e até 80% para baterias de lítio.

Mas como a bateria solar pode te salvar de um blecaute de energia elétrica?

Primeiro, você deve saber que, sem uma rede elétrica funcionando, os painéis fotovoltaicos tradicionais (com inversores) não funcionam. Em caso de blecaute na rede, a energia solar produzida deixa de ser injetada e os painéis solares ficam em espera. Ou seja, você fica sem energia elétrica em casa.

Por esse motivo, existe a possibilidade de usar a energia solar que foi armazenada em baterias durante períodos de corte ou blecaute.

E é possível adicionar baterias solares após a instalação de um sistema solar padrão?

É comum entre os usuários de energia solar comprar sistemas convencionais (sem bateria) e depois optar pela energia solar quando há brechas no orçamento. Isso geralmente acontece porque existem três tipos de inversores: 

– inversores ligados à rede;

– inversores prontos para armazenamento;

– inversores híbridos (que usam baterias).

A função dos inversores de rede é transformar a corrente contínua produzida pelos painéis solares em corrente alternada, enquanto os inversores de bateria têm a função de extrair a corrente contínua das baterias e transformá-la em corrente alternada.

Para garantir energia na sua casa o tempo todo, se você já tiver seu sistema solar instalado, deverá mudar o inversor e adicionar um painel de backup dedicado.

Agora, é evidente que sistemas com baterias têm um custo mais elevado que os convencionais. Porém, podem resolver seu problema de falta de energia e outros benefícios, como a diminuição do custo da tarifa em situações de consumo em horário de pico, a eliminação de custos relacionados à parada de produção ou à perda de produtos que precisam ser permanentemente refrigerados. E também há o conforto de você poder utilizar energia elétrica a qualquer hora, com segurança e sem a exposição aos riscos de apagão ou aos aumentos das tarifas de energia elétrica.

Nada mau, hein?

Venha para o universo da energia solar. Fale agora com nosso atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.