fontes de energia não renovável

Fontes de energia não renovável: você precisa saber a verdade [Guia]

Tempestades, tornados, secas durante longos períodos, chuvas extremamente fortes e nevascas implacáveis. Qual a relação de tudo isso com as fontes de energia não renovável?

As mudanças climáticas já vêm acontecendo há anos, e nós sabemos que somos responsáveis. Com o crescimento populacional e a necessidade de demandas para atender à economia, o uso energético cresceu abruptamente.

Segundo a ONU, o clima está mudando mais rápido que o previsto por conta do consumo abusivo e da demanda elevada de energia rápida para quase 8 bilhões de habitantes no planeta.

Quanto mais gente, maior a necessidade energética e mais descarte, gerando muito mais resíduo.

Mas qual é o impacto do uso de fontes de energia não renovável na vida das pessoas, no clima e no planeta? Continue a leitura nesta matéria da BRS.

Fonte de energia não renovável: o que é?

fontes de energia não renovável

Fontes de energia não renováveis são aquelas que não podem ser renovadas ou recriadas, como petróleo, gás natural e carvão. Uma vez usadas, não são substituídas naturalmente – e atenção, que elas estão se esgotando rapidamente!

Atualmente, ainda usamos muita energia não renovável porque é facilmente acessível, barata e oferece uma grande quantidade de energia em um curto período de tempo. Além disso, a infraestrutura e a tecnologia para sua utilização já estão estabelecidas em muitos países.

Como desvantagem, as fontes de energia não renovável são finitas e causam impactos nocivos ao meio ambiente, como a emissão de gases de efeito estufa e a poluição do ar e da água.

Invista em energia solar, invista em fontes limpas e renováveis de ENERGIA

Quais são as fontes de energia não renovável?

Existem diversas fontes de energia não renovável. Hoje, ainda somos amplamente dependentes delas. Um bom exemplo é a guerra na Ucrânia e as políticas energéticas envolvendo gás natural da Rússia.

A guerra entre esses países fez com que houvesse escassez de gás, o que aumentou o preço da matriz energética da Europa. Isso fez com que o custo de produção disparasse, favorecendo a crise econômica local.

Petróleo

O petróleo é a fonte de energia não renovável mais utilizada no mundo todo. Ao mesmo tempo, é uma fonte de energia altamente concentrada e versátil.

Ele pode ser refinado em diversos produtos, como gasolina, diesel, querosene e asfalto, que são usados como combustíveis para veículos, geradores elétricos, aviões, navios, entre outros.

Todos os derivados são amplamente utilizados pela população mundial em bens de consumo e insumos básicos para o desenvolvimento econômico, urbano e social.

Além disso, o petróleo é uma importante matéria-prima para a fabricação de muitos produtos químicos e plásticos.

Gás natural

O gás natural é amplamente utilizado no mundo porque é uma fonte de energia eficiente e abundante, mas não renovável.

É utilizado como combustível para aquecimento de edifícios, geração de energia elétrica, cozinha e indústrias. Além disso, o gás natural é uma matéria-prima importante na produção de fertilizantes, plásticos e outros produtos químicos.

O gás natural também é mais econômico e menos poluente que outras fontes de energia não renováveis fósseis, o que o torna atrativo para países que buscam reduzir sua pegada de carbono.

Carvão mineral

Com reservas naturais abundantes em diversos países, o carvão é uma fonte de energia atrativa, barata, não renovável e acessível. Fácil de transportar e com um custo baixo fazendo com que sua utilização para produzir energia seja alta.

Contudo, seus impactos são terríveis e altamente negativos para o meio ambiente e a saúde humana.

Energia nuclear

A energia nuclear não é considerada uma fonte de energia renovável, pois se baseia no uso de combustíveis fósseis como urânio e plutônio, que são limitados em suas reservas na Terra.

Embora o processo de fissão nuclear não emite gases de efeito estufa, os resíduos radioativos gerados pelas usinas nucleares representam um desafio significativo para a gestão de resíduos a longo prazo

Gostou dessa matéria? Acesse nosso BLOG e conheça mais sobre energia limpa

Quais os impactos da energia renovável no meio ambiente?

Tempestades fortes

O uso de fontes não renováveis de energia, como petróleo, gás natural e carvão, pode contribuir para o aumento da intensidade e frequência de tempestades fortes.

Isso ocorre devido aos impactos desses combustíveis na mudança do clima, incluindo o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, que afetam as condições meteorológicas globais

Derretimento de geleiras

Com o aquecimento global em decorrência dos gases de efeito estufa, sabemos que a temperatura global tem se elevado ao longo desses últimos 70 anos.

Se continuarmos no ritmo que estamos, totalmente insustentável, sofreremos drasticamente com um clima instável e com a escassez de recursos básicos.

Clima imprevisível

O clima imprevisível e as mudanças climáticas estão relacionados. A mudança climática é causada pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera.

O dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que são liberados principalmente pelo uso de fontes de energia não renováveis e outras atividades humanas, liberam aos bilhões de toneladas desses gases.

A mudança climática está afetando as condições meteorológicas globais, tornando o clima mais imprevisível e propenso a eventos climáticos extremos, como tempestades intensas, inundações, secas, ondas de calor e furacões.

O sol é para todos e com o financiamento solar você economiza 90% da conta de luz

Efeitos na saúde humana da energia não renovável

O uso de fontes não renováveis de energia, como petróleo, gás natural e carvão, pode ter efeitos negativos na saúde humana. Alguns dos impactos incluem:

Contaminação do ar

A queima de combustíveis fósseis em usinas de energia, veículos e indústrias emite poluentes atmosféricos, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e partículas, que podem afetar negativamente a saúde respiratória e cardiovascular.

Contaminação da água

A extração e processamento de fontes não renováveis podem liberar substâncias tóxicas na água, incluindo metais pesados, que afetam negativamente a saúde humana se consumidos ou se entrarem em contato com a pele.

Acidentes industriais

As indústrias de fontes não renováveis correm o risco de acidentes, como vazamentos de petróleo e derrames de produtos químicos tóxicos, que afetam negativamente a saúde humana e o meio ambiente.

Efeito estufa

O uso de fontes não renováveis de energia contribui para o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, que estão mudando o clima global.

Em resumo, o uso de fontes não renováveis de energia acarreta impactos negativos significativos na saúde humana e no meio ambiente, e é importante buscar fontes de energia mais limpa e sustentável.

Fale com um de nossos consultores de energia solar e tenha o seu kit em 30 dias

Como deixar de usar energia não renovável para fontes renováveis com a BRS

Agora que você já sabe como funcionam as fontes de energia não renováveis, os danos que causam ao meio ambiente e à saúde humana, por que não investir em energia limpa?

Nós, da BRS, somos líderes em venda de placas solares, kit de energia solar e energia fotovoltaica solar. Sabemos que a energia limpa muda o mundo e ainda promove a economia. Faça seu investimento conosco e surpreenda-se

E foi pensando nisso que nós, da BRS Energia Solar, desenvolvemos a solução ideal para a redução de até 98% no valor da sua conta de luz. Nosso propósito é levar energia solar a todas as residências de forma acessível e fácil de pagar

Afinal, o sol, além de ser para todos, é uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável.

Pare de pagar caro por sua conta de luz agora mesmo e comece a pagar por seu projeto de energia solar só daqui a 180 dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.