instalar energia solar

Instalar energia solar em 2023: peça já seu projeto residencial☀️

Instalar energia solar antes era muito caro, o que dificultava o acesso das pessoas a um sistema fotovoltaico. Em teoria, só os ricos economizavam!

Porém, esse processo mudou e como sempre citamos em nossas matérias, hoje é possível ter acesso a um kit de energia solar facilmente.

Com mais tecnologias no desenvolvimento de placas solares de alta eficiência, além do aumento da produção em larga escala, o sistema foi barateado e mais pessoas tiveram acesso à energia solar.

Ao mesmo tempo, o Brasil é um país iluminado, onde o sol é para todos, o que aumenta a eficiência energética em praticamente todo o território nacional. 

Por isso, nessa matéria completa você vai descobrir quanto custa instalar energia solar, o quanto vale a pena, se dá para instalar em qualquer lugar e qual empresa contratar.

Continue a leitura e descubra o quanto a energia solar em 2023 vale a pena!

instalar energia solar

Quanto custa instalar energia solar

Depende! O projeto para instalar energia solar pode variar de acordo com a residência, quantidade de placas solares, mão de obra, entre outros. Não é possível avaliar de imediato o projeto, por conta disso é necessário contratar uma empresa especializada em instalação de energia solar.

Passo a passo de instalar energia solar

  • Verifique a viabilidade de instalação;
  • Chame uma empresa especializada;
  • Escolha um sistema de painéis que atenda a sua demanda;
  • Encontre um instalador qualificado;
  • Obtenha as permissões necessárias;
  • Instale o sistema;
  • Faça a conexão com a rede elétrica;
  • Veja sua economia de 90% na conta de luz.

Benefícios de instalar energia solar

  • Redução da conta de energia elétrica;
  • Economia financeira a longo prazo;
  • Valorização do imóvel;
  • Contribuição para a sustentabilidade ambiental;
  • Redução da dependência da energia elétrica de fontes não renováveis;
  • Estabilidade nos preços da energia elétrica;
  • Facilidade na manutenção;
  • Redução da pegada de carbono;
  • Independência energética.

Leia também: Quanto custa energia solar no Brasil – BRS

Energia solar em apartamento: como instalar?

Sim, é possível instalar energia solar em qualquer tipo de residência, até mesmo em apartamentos!

Apesar de parecer difícil, os prédios têm estruturas parecidas com as casas para a instalação de painéis solares. Vários moradores de um edifício podem se beneficiar da energia solar.

Além disso, é possível construir imóveis já pensando na instalação de painéis solares. Dessa forma, a construção fica ainda melhor para moradores e futuros compradores.

Veja como passos simples de como instalar energia solar em apartamento:

Verifique com o condomínio

Antes de começar a instalar a energia solar, verifique com o condomínio se existe alguma regra ou regulamento relacionado à instalação de painéis solares no prédio. Algumas associações de condomínios podem ter regras específicas sobre isso.

Avalie a capacidade de carga elétrica

Verifique a capacidade elétrica do seu apartamento e do prédio para garantir que possa suportar a instalação de painéis solares. É possível que seja necessário fazer ajustes na rede elétrica existente para acomodar a nova fonte de energia.

Escolha um local para a instalação

Se o condomínio permitir a instalação, escolha um local no telhado ou em outra área externa para instalar os painéis solares. É importante garantir que o local tenha acesso direto à luz solar.

Encontre um instalador qualificado (BRS)

Procure por um instalador qualificado e experiente em instalações de painéis solares em apartamentos. Eles poderão avaliar o local, verificar a capacidade elétrica e orientar sobre a melhor instalação para sua unidade.

Instale o sistema

Após avaliação do local e capacidade elétrica, o instalador irá começar a instalar os painéis solares, a fiação elétrica e o inversor, que é responsável por converter a energia solar em eletricidade que pode ser utilizada no apartamento.

Faça a conexão com a rede elétrica

Após a instalação do sistema, é necessário fazer a conexão com a rede elétrica do prédio para permitir que a energia solar seja utilizada no apartamento.

Acompanhe o desempenho

Acompanhe o desempenho do sistema de energia solar regularmente para garantir que esteja funcionando de maneira eficiente e fazer quaisquer ajustes necessários.

Leia também: Como economizar na conta de luz: +90% de economia

Instalação de energia solar off grid

O modo de instalar energia solar off grid, é um tipo de instalação de um sistema independente que não está conectado à rede elétrica da concessionária de energia. 

É composto por painéis solares, baterias e um controlador de carga, permitindo que a energia solar gerada seja armazenada em baterias para uso posterior. Essa opção é adequada para locais remotos ou sem acesso à rede elétrica.

Instalação de energia solar on grid

A instalação on grid de energia solar é um sistema conectado à rede elétrica da concessionária de energia, onde a energia gerada pelos painéis solares é enviada diretamente para a rede elétrica e pode ser usada em sua casa ou vendida para a concessionária de energia. 

Essa opção é adequada para áreas urbanas e suburbanas com acesso à rede elétrica.

FAQ energia solar: Dúvidas frequentes sobre instalação de energia solar: 

Fornecedor confiável: como instalar energia solar com a BRS

Instalar energia solar com a BRS pode trazer inúmeros benefícios para residências, empresas e o meio ambiente. 

Além de reduzir os custos com energia elétrica a longo prazo, a utilização de energia solar contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera e para a sustentabilidade do planeta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.