Quantas placas preciso instalar na minha casa para não pagar conta de luz?

Quem deseja ter redução energética sempre se pergunta sobre quantas placas precisam instalar na sua casa para não pagar conta de luz.

Afinal, as tarifas das contas básicas costumam ser responsáveis por boa parte dos gastos de todo o orçamento familiar. Bem como, isso também vale para empresas e outros tipos de estabelecimentos, como lojas e pousadas, por exemplo. 

Nesse sentido, elaboramos um posto completo sobre energia solar, quantidade de placas fotovoltaicas ideais para residências e outras características dessa matriz energética.

Você deseja saber mais sobre o assunto? Se a resposta é sim, acompanhe o nosso artigo de hoje até o final e tenha uma ótima leitura!

Quantidade de placas para um sistema fotovoltaico

Primeiramente, é bom pontuar que a quantidade de placas para um sistema fotovoltaico de uma pequena empresa ou de uma residência tem em média um número específico.

Dessa forma, normalmente utiliza-se cerca de 7 placas fotovoltaicas (também conhecidas hoje no mercado nacional como placas solares).

Logo, esse número de placas é uma média para garantir a produção de 300 quilowatts/hora para aquele local onde o projeto teve a sua inserção.

Todavia, é bom deixar claro que a quantidade de painéis solares pode variar bastante de um projeto para outro. Desse modo, essa quantidade é apenas uma estimativa.

Assim, essa variação ocorre seja pelo tamanho da residência ou empresa, como também de acordo com as demandas e necessidades dos moradores de determinado local.

Em resumo, o importante é avaliar com a empresa que vai fazer o projeto do seu sistema de energia solar a quantidade ideal para você e para a sua residência ou empresa. 

Quem tem energia solar paga conta de luz?

Sob o mesmo ponto de vista, quando alguém se pergunta sobre quantas placas solares precisa instalar em casa para não pagar conta de luz, existe ainda outra dúvida muito comum.

Desse modo, se trata de saber se quem tem energia solar paga conta de luz. Sendo assim, responderemos agora essa questão.

De maneira clara e direta, a resposta é sim. Logo, mesmo que uma casa ou empresa tenha painéis fotovoltaicos, ainda assim será necessário pagar a conta de luz.

Afinal, aquele local tem acesso ao recebimento de energia elétrica fornecido pela empresa prestadora do serviço. Ainda que seja muito mais utilizada a energia fotovoltaica.

Além disso, caso ocorra algum problema com os painéis solares ou com sistema fotovoltaico como um todo, esse determinado local poderá utilizar a energia elétrica que a distribuidora energética oferece naquele município e/ou área rural.

Bem como, o consumidor paga também pelo acesso a iluminação no seu entorno, como nas ruas e avenidas próximas ao local onde mora e/ou trabalha.

No entanto, é bom deixar claro que mesmo pagando uma conta de luz a redução no valor da fatura após a instalação de painéis solares é muito grande.

Nesse sentido, estudos e pesquisas afirmam que pessoas que utilizam a energia solar na sua casa tem uma redução na conta de luz que chega a até 95%.

Ou seja, a médio e longo prazo esse tipo de investimento vale muito a pena. Ademais, conforme já falamos em outros posts aqui do site, também é muito bacana investir em energia solar. Uma vez que o imóvel se valoriza e pode ter locação ou venda por um preço superior no mercado imobiliário. 

Saiba mais sobre: Kit energia solar 300 kWh/mês

Ao passo que você já tem uma boa ideia sobre o sistema de painéis solares e da geração de energia fotovoltaica, vamos em frente.

Assim sendo, uma outra dúvida comum em relação a este tema é quanto fica em média um kit de energia solar de 300 kWh/mês.

Nesse sentido, é bom deixar claro que os valores variam entre as empresas que prestam tal serviço, bem como também entre as diferentes regiões do Brasil.

Logo, não podemos deixar ao certo um valor específico único. Assim, o importante é que você tenha em mente que para a produção de 300 kWh por mês é necessário, em média, a inserção de sete placas solares na sua casa, sítio ou até mesmo na sua empresa.

Além disso, outro ponto que gostaríamos de ressaltar neste post é que você faça ao menos dois ou três orçamentos antes de colocar essa tecnologia em casa.

Busque valores com empresas renomadas, com boa reputação e que tenham experiência na instalação de painéis solares. 

Afinal, trata-se de um revestimento relativamente alto. Por isso, é imprescindível contar com empresas idôneas na hora de fazer o seu projeto.

Painéis fotovoltaicos

Além da dúvida sobre quantas placas precisam ser instaladas em uma casa para não pagar conta de luz, outra indagação supercomum sobre o sistema de energia solar é em relação aos painéis fotovoltaicos propriamente ditos.

Nesse sentido, esses painéis são captadores da energia solar. Ou seja, eles captam a luz do sol e transformam essa iluminação em energia (tudo graças a processos químicos).

Entretanto, o que pouca gente sabe é que a energia gerada pelos painéis solares (ou fotovoltaicos são correntes CC – corrente contínua).

Todavia, para a utilização da energia em empresas e residências é necessário que a energia distribuída seja CA, ou seja, corrente alternada.

Desse modo, para garantir que a energia correta chegue até os dispositivos, aquecedores e demais equipamentos de um local, existe um outro equipamento em um kit de energia solar. Ele é conhecido como um inversor solar.

Logo, ele é o responsável por transformar as correntes de energia CC em corrente de energia CA. 

Placas solares para residência

Sob o mesmo ponto de vista, conforme lemos acima, costumam ser necessárias poucas placas de energia solar para garantir a autonomia de uma residência e/ou pequeno negócio.

Assim sendo, em torno de 7 placas já conseguem garantir uma excelente economia na conta de luz. E também suprir a utilização de energia elétrica para todos os equipamentos de uma residência.

Ademais, saiba que os painéis solares são constituídos por células solares. Dessa forma, elas são as grandes responsáveis pela conversão da luz do sol em energia.

Em resumo, é interessante sempre ter em mente que para a inserção de placas solares em uma casa o número estimado é de 7 placas. Além disso, outros itens são fundamentais, a saber:

  • O inversor solar;
  • E também os cabos de transmissão de energia.

Porém, em relação aos valores, ao tempo de elaboração do projeto e também às formas de manutenção das placas, tudo isso é orientado pela empresa que faz esse tipo de instalação.

Por isso, é fundamental contar com empresas que já tenham experiência na área. Logo, indicamos ainda que você pesquise a reputação da empresa em órgãos de defesa do consumidor como o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). E até mesmo em plataformas de clientes, como o site Reclame Aqui.

Conclusão

Finalmente, na nossa matéria de hoje foi possível entender um pouco mais sobre energia solar. Bem como, sobre quantas placas precisam se instalar em uma casa para não pagar conta de luz. 

Além disso, você pode compreender melhor como funciona um kit de energia solar e seus itens. E também a média de painéis solares que necessita uma casa para ter redução de até 95% na conta de luz.

Gosta de ler conteúdo sobre placas solares, tecnologia e também sobre sustentabilidade? Então navegue pelo nosso portal e não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Ajude mais pessoas a conhecer melhor o assunto.

Se interessou? Quer fazer um orçamento? Solicite seu orçamento aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.