quanto custa a placa solar

Quanto custa a placa solar: guia completo para você ter a sua pela BRS

Ter energia fotovoltaica na sua residência é um meio de valorizar seu imóvel e economizar a longo prazo. Mas você sabe quanto custa a placa solar e o sistema que gerencia esse tipo de energia?

Uma pesquisa revela que o crescimento de placas solares em 2022 foi elevado. Houve um salto de 8 GW para 14 GW, ou seja, quase o dobro.

Com mais gente comprando as placas solares, muitos consumidores ficam na dúvida sobre os tipos de equipamento e quais escolher.

Por isso, continue a leitura e descubra quanto custa ter energia solar e qual o melhor modelo para sua residência.

Placas para energia solar – o que é?

Entender como funciona a placa solar é importante justamente para se ter uma noção de qual equipamento será instalado em sua residência e o que ele oferece.

quanto custa a placa solarUm painel solar, ou placa, nada mais é que um equipamento que converte a energia do sol em energia elétrica. As células fotovoltaicas, feitas de silício, permitem que haja uma reação com os raios do sol, gerando energia.

Porém, para se ter máxima eficiência na captação e reação química da célula, a empresa que faz a instalação do painel solar precisa ter painéis de qualidade e instalá-los adequadamente.

Além do mais, os painéis são cobertos com lâminas de vidro temperado altamente resistente. Esse material ainda é coberto com uma substância antiaderente e antirreflexo.

Os condutores do painel são conectados a um equipamento (caixa de junção). Com cabos de corrente contínua ligados no inversor, este faz a transformação da energia em corrente contínua para a rede elétrica convencional.

O quanto custa uma placa solar, pode variar pelos seguintes fatores:

  • tamanho;
  • qualidade;
  • células voltaicas;
  • tipo de silício.

Sua conta de luz está muito cara? Nós resolvemos para você!

Tipos de placa solar: escolha a sua

Chegou a hora de escolher o seu painel, e agora? Como escolher a placa solar? Será que dá para fazer isso sozinho?

Se você for uma pessoa que tem algum conhecimento técnico, poderá escolher seus modelos de placas, mas é importante falar com um especialista BRS.

Falando com um especialista, você recebe uma análise completa de quais placas instalar em seu imóvel. Confira os modelos de painéis solares disponíveis:

Placa solar 150w

Placa solar com 150 W, com uma quantidade de 36 células de silício, pode gerar até 506 WH/dia. Você pode ligar seu computador, monitor e ventilador em uma tomada alimentada com uma placa dessa.

Placa solar 330w

No sistema de 330 KWh é gerado em média 0,45 kW. Esse conjunto alimenta lâmpadas, televisores, rádios e micro-ondas.

Placa solar 550w

Um painel solar de 550W, dependendo da marca, consegue gerar até 2.200Wh/dia com uma produção de até 520 KWh/mês.

Placa solar 450w

Com uma placa solar de 450W, em um sistema de 144 células, você pode ter 1520 Wh/dia com dimensões de 2108 cm x 1046 cm x 40 mm. Você pode ligar chuveiros, micro-ondas, geladeiras, frigobares e computadores.

Financiamento de energia é para todos, fale com um representante, economize já.

Como calcular a quantidade de painéis solares

Para calcular a quantidade de painéis solares adequadamente, você precisa ter uma noção do consumo de energia. Vamos tomar como exemplo uma casa que consome 500 kWh/mês.

Se cada painel tiver 410W de potência, com uma irradiação média de 4,5 KWh/m², levando em consideração uma média de 20% de perda energética, teremos:

1,476 kWh/dia = [410 x 4,5 x (1 – 0,20)]

E se multiplicarmos o valor por 30 dias (1,476 x 30) teremos 44,28 kWh/mês

Agora se sua casa consome 500 Kwh/mês, você precisará de quantos painéis para atender essa demanda? Se 1 painel gera 44,28 kWh/mês, então, no mínimo, você precisará de onze para que o sistema fotovoltaico fique completo.

Quanto custa a placa solar para energia fotovoltaica?

Dependendo do projeto, o investimento em energia solar pode variar entre R$ 15 mil e R$ 52 mil reais. Existem residências que optam por uma cobertura completa para uma eficiência energética máxima.

Já outros projetos, optam por um sistema mais simples com custos menores de instalação. Contudo, esses são valores médios de mercado, não são tabelados.

Para você saber quanto deve investir na sua residência, quanto custa placa solar e a quantidade, fale diretamente com a BRS.

Montamos um orçamento completo com um time especializado em eficiência energética.

Como instalar placa solar?

A instalação da placa solar depende do tamanho da residência, área de sombreamento e estilo do projeto. Além disso, para que o sistema fotovoltaico funcione e produza a energia, é preciso um inversor. 

É o inversor que faz o processo de transformar corrente contínua em alternada. Ele é extremamente importante e deve ser instalado em garagens, varandas ou lavanderias.

Quem faz o procedimento de instalação normalmente é a equipe da BRS. No ato da formalização da venda, é especificado em contrato quando será a data de instalação.

Assim, nossa equipe técnica faz o procedimento na data e horário combinados com o cliente. 

Manutenção: como lavar placa solar

Para limpar a placa solar, basta utilizar água e panos ou escovas macias. Faça movimentos circulares sem pressionar o painel. 

Por mais que os painéis sejam super-resistentes por conta do vidro temperado, evite colocar muita força de modo a não riscá-lo.

Lembre-se, na dúvida, chame um profissional BRS para fazer o serviço. Se você danificar o painel, pode perder eficiência energética.

Fale com a líder em painel solares de Minas Gerais, entre em contato e economize.

Quanto custa a placa solar e como comprar pela BRS?

Agora que você já tem uma noção de quanto produz de energia um painel e quanto custa uma placa solar instalada na sua residência, saiba como funciona aqui na BRS.

A BRS é uma empresa que foca na necessidade total do cliente. Somos uma empresa que faz o projeto ideal para o seu perfil, para a sua comodidade, melhor custo benefício e eficiência energética.

Fale com um de nossos consultores. BRS, o sol é para todos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.