Quem tem energia solar paga conta de luz?

A pergunta que todos fazem sobre energia: quem tem energia solar, paga conta de luz?

 

Vamos lá, será que realmente quem tem energia solar não paga conta de luz?

Pois bem, logo após a instalação de um sistema fotovoltaico em sua residência você já começará a economizar. Tanto é que, na sua próxima conta de luz, sentirá diferença.

Um sistema de energia solar fotovoltaico, quando bem projetado, gera a maior parte da energia  que você precisa. Sendo assim, a economia na conta de energia elétrica é certa.

Aliás, dependendo do tamanho do sistema fotovoltaico, da instalação, enfim, de todo o projeto, você poderá ter uma economia de quase 100% na conta de luz. Sim, é possível economizar absurdamente todos os meses.

E, afinal, paga-se ou não conta de luz?

 

A conta de luz da companhia elétrica jamais ficará zerada. Isso acontece porque toda companhia tem sua taxa mínima de consumo. Então, independente se você consome, você paga uma taxa fixa mensal que é delimitada por cada empresa.

Como funciona os créditos na conta de luz:

A energia solar gerada na residência, quando não for consumida em sua totalidade, será registrada por um medidor eletrônico bidirecional, gerando créditos de energia. Esses créditos de energia aparecerão na próxima conta de luz e serão abatidos do total que você deve pagar.

 

Vamos para outra dúvida constante: quem tem energia solar paga imposto?

 

A resposta é sim, com certeza. Quem tem um sistema solar fotovoltaico em sua residência, ou empresa, paga impostos e tributos. E por que isso acontece?

Na maioria das vezes o projeto funciona por um sistema que é interligado à concessionária de energia elétrica da sua região.

Então, você não deixa de ser “dependente” da empresa que fornece energia elétrica. Se você não produzir energia suficiente, você usará a energia elétrica da concessionária. E, caso produza energia solar além do que você consome, a companhia te dá créditos para consumo nas próximas contas.

Como a sua residência continua interligada à companhia energética, você ainda pagará impostos e tributos. Porém, você também está isento de alguns.

É o caso de IPI e ICMS, que barateou e facilitou o acesso aos equipamentos de energia solar fotovoltaica no Brasil. E temos, também, a isenção do Cofins e do PIS. Mas, se dá quando o seu sistema solar fotovoltaico injetar energia na concessionária de energia elétrica (em geradores que tenham potência instalada de, no máximo, 5 MW).

Independente de não ter uma conta de luz zerada, ou de se pagar alguns impostos e tributos, a melhor opção para a economia no seu bolso é a instalação de um sistema solar fotovoltaico em sua residência.

Clique AQUI e fale AGORA com um de nossos representantes comerciais para aproveitarem as PROMOÇÕES IMPERDÍVEIS da última semana do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.