seguro para o energia solar

Preciso de um seguro para o meu sistema fotovoltaico?

“Preciso de um seguro para o meu sistema fotovoltaico?” Essa é uma pergunta cada vez mais comum, principalmente nos últimos 5 anos.

Isso porque é cada vez maior a procura, tanto por parte de empresários, como também por donos de residência em busca de um sistema de energia solar. 

Afinal, este tipo de matriz energética além é algo supersustentável e benéfico para o meio ambiente. E ainda garante uma economia de até 95% na conta de energia elétrica.

Que tal você aprender um pouco mais sobre o assunto? Para isso, leia o nosso post até o final e tenha uma excelente leitura!

O que é necessário para captar a energia solar

Antes de mais nada, vale ressaltar que para a captação de energia solar não é necessário apenas a instalação dos painéis solares.

Além disso, para um projeto completo de geração de energia do sol é imprescindível contar com outros itens. A saber: os cabos transmissores de energia e também com um equipamento conhecido como inversor solar.

Este último item transforma a energia gerada pelos painéis solares (CC) em uma energia ideal para a distribuição na rede de um local (a energia muda de CC para CA – corrente contínua para corrente alternada).

Em síntese, basicamente são esses três dispositivos essenciais para a captação da energia solar e sua transformação em energia elétrica como conhecemos.

Seguro para sistemas fotovoltaicos

Ao passo que você sabe o que é necessário para a captação da energia solar, uma pergunta cada vez mais comum em nosso país é: se preciso de um seguro para o meu sistema fotovoltaico. Essa busca aumentou, uma vez que cada um é cada vez mais fácil que pessoas procurem essa opção de geração energética.

Sem mais delongas, saiba que existem sim. Nesse sentido, há várias opções de seguro para sistemas fotovoltaicos. Afinal, com a crescente demanda desse tipo de serviço, obviamente, as operadoras de seguro também oferecem uma garantia para esse projeto.

Assim sendo, existem seguros para todos os tipos de projetos solares, seja para casas, pequenas empresas ou até mesmo para grandes multinacionais e órgãos governamentais.

Desse modo, o importante é que haja uma pesquisa prévia antes da contratação do seguro. Bem como, deve haver a avaliação de tudo que será disponibilizado pela seguradora. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o que estamos falando.

Seguro para painéis solares

Sob o mesmo ponto de vista, o seguro para painéis solares costuma cobrir problemas relacionados à natureza, como por exemplo:

  • Chuvas de granizo forte;
  • Vendavais;
  • Alagamentos;
  • Além de outros riscos naturais.

Ademais, também existem seguros que cobrem as possíveis quedas dos painéis solares de uma laje de determinado local. E até mesmo contra roubos ou furtos desses equipamentos.

Em resumo, o importante é ler com atenção o contrato da seguradora e avaliar com calma o que ela realmente cobre.

Bem como, também é primordial ficar de olho no valor que será cobrado. Sendo assim, saiba que nos dias atuais os valores dos seguros para painéis solares costumam ser bem acessíveis e é muito benéfico para quem o contrata.

Dúvidas comuns sobre sistema solar e placas fotovoltaicas 

Além de responder a sua dúvida sobre se preciso de um seguro para o meu sistema fotovoltaico, haverá outras respostas neste post.

Nesse sentido, elaboramos um tira-teima sobre o assunto para você compreender de uma vez por todas tudo sobre o funcionamento de painéis solares. Continue conosco!

Furto de sistema fotovoltaico

Infelizmente, tornou-se relativamente comum o furto de sistemas fotovoltaicos. Ou seja, o roubo de placas solares.

Isso porque conforme comentamos acima, as casas e/ou empresas estão cada vez mais de olho neste tipo de matriz energética.

Por isso, principalmente nos últimos tempos, recomenda-se a contratação de seguros que tenham esse tipo de cobertura. 

Afinal, nada pior do que seria fazer um projeto de energia solar e perder os painéis solares sem nenhum tipo de segurança, não é mesmo?

Mesmo com um sistema de energia solar ainda receberei conta de luz?

Sim. Mesmo residências e/ou empresas que tenham um sistema de energia solar recebem as contas de energia elétrica da companhia distribuidora.

Uma vez que o consumidor paga ao menos pela taxa mínima de serviço da distribuição de energia elétrica.

Sob o mesmo ponto de vista, é cobrado ainda a iluminação pública. Entretanto, como todos já sabem (e muitas pesquisas e estudos já confirmaram) quando se tem um sistema de energia fotovoltaica no seu estabelecimento é possível economizar até 95% na sua fatura.

Um painel fotovoltaico pode queimar?

Sim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um painel solar pode sim queimar. Principalmente caso os cabos e fios transmissores da energia estejam mal conectados ou até mesmo devido ao acúmulo de poeira.

Logo, isso pode gerar uma reação conhecida como polaridade. O que resulta na queima das células que existem nos painéis solares.

Por isso, é tão importante que os painéis e todo o sistema de geração de energia esteja sempre com a sua manutenção em dia. Afinal, isso vai garantir a longevidade do sistema e também a proteção da sua casa, dos equipamentos e, como consequência, do próprio projeto de energia solar.

Eu mesmo(a) posso fazer a limpeza das placas solares da minha casa?

Sim. É possível que o próprio morador faça a limpeza das suas placas solares. Contudo, é bom salientar que a limpeza deste tipo de equipamento deve ser feita apenas com sabão neutro e com água em abundância.

Ademais, não se recomenda a utilização de escovas com cerdas duras e nem mesmo nenhum tipo de produto abrasivo.

Sob o mesmo ponto de vista, para evitar a danificação dos painéis fotovoltaicos e algum tipo de problema nas células que fazem parte do painel, o que mais se recomenda hoje em dia é que se solicite este tipo de serviço com a empresa que instalou os painéis solares.

Ou até mesmo com algum profissional autônomo especializado nesse tipo de limpeza. Atualmente, segundo algumas pesquisas rápidas na internet, verificamos que o preço médio cobrado para a limpeza de painéis solares gira em torno dos 400 reais.

Além disso, essa limpeza pode ser feita no período da manhã (bem cedo antes do sol nascer). Ou até mesmo no finzinho da tarde. Entretanto, os painéis solares não podem estar quentes, uma vez que com o contato com água fria eles podem sofrer danos.

Vantagens de um seguro para o meu sistema de energia solar

Por fim, dentre as vantagens de ter um seguro para o seu sistema de energia fotovoltaica, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Excelente custo-benefício: uma vez que você se sente mais seguro caso ocorra algum problema com o sistema;
  • Bem como, é possível realizar a cotação e solicitação desse tipo de seguro e até mesmo online ou por telefone. Ou seja, tudo ocorre com quase zero burocracias e sem grandes transtornos;
  • Por último, vale pontuar que ocorre uma valorização do imóvel quando você além de ter um sistema de energia solar, também oferece seguro desse projeto.

Conclusão

Hoje você descobriu que é preciso de um seguro para o meu sistema fotovoltaico. Bem como, aprendeu um pouco mais sobre a energia solar, suas características e também sobre como funciona esse tipo de seguro.

Se você curte ler matérias sobre energia fotovoltaica e também sobre tecnologia, não deixe de navegar pelo nosso site. 

Aproveite e também nos siga nas redes sociais. Contamos com o seu like!

Se interessou? Quer fazer um orçamento? Solicite seu orçamento aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.